Desventuras em série


Este texto escrevi depois de uma pequena viagem de quatro dias que fiz a terra Lusa o ano passado. Antes do texto gostaria de deixaruma dica de um filme brasileiro, "Terra Estrangeira", de Walter Salles, filmado em Portugal e no blog do Tiago tem uma pequena resenha pra quem quiser saber detalhes (reflexoes acerca de). Vejam!


Impressoes dispersas de Portugal

Portugal é muito distinto do que eu imaginava! Porto foi a primeira cidade que paramos e como toda cidade hoje em dia, tem seu lado antigo ocupado pelos "marginais" (tipo uma periferia) e o lado moderno com prédios e lojas caras. Eu é claro, curti mais o lado marginal, por toda uma nostalgia, cumplicidade.
A primeira coisa que comi em Porto: bolinho de bacalhau, que delícia! Havia um cheiro de sardinha por toda cidade, isto pq estao em festas de Sao Joao, onde o prtao típico é saridnha assada com arroz! esto nao deu pra comer, a grana estava limitada.E como nao podia faltar, fiz um percurso por duas adegas de vnho do Porto, e realmente pude comprovar que tudo o que dissem sobre o vinho do Porto é verdade: simplesmente divino! Nunca provei um vinho tao bom e penso que todas as pessoas deveriam uma vez na vida tomar um cálice dessa bebida dos deuses! rsrsrsrs
Já em Lisboa a estadia foi um pouco mais longa, dois dias. Cidade mais grande e portanto a mim, menos agradável, essa coisa de metrô, onubus, muita gente com pressa. Mas também, teve passeio de bondes pelas ruas estreitas da antiga Lisboa imperial . Pela noite tem o Bairro Alto, que é um lugar especificamente de jovens que vao se embebedar pelos diversos bares "moderninhos" e caros! Um cara que oferece xaxiche (como se escreve isso?), muitos estrageiros, mendigos e caipirinha por 2,50 €, que a este preço está barata!!!
Conheci um belga que estava na mesma pensao que eu e para minha supresa, falava portugues. Contou me que esteve seis meses de férias no Brasil e segundo ele, depois que chegou no Brasil nao queria mais voltar! Falava um portugues abrasileirado, incluso com as girias! E como eu, achou muito estranho o sotaque dos portugueses que exigia uma certa concentraçao pra entender o que diziam.
Muitos pontos Lisboa me lembrou Sao Paulo! Pela cidade se vê muitos cabo-verdianos, angolanos e é claro, brasileiros! É uma cidade multi cultural, suja, cheia de grafites, turistas. Me pergunto o que restou da majestade colonial além de antigas fachadas encardidas de prédios estreitos que agora sao ocupados por vagabundos, prostitutas ou apenas por imigrantes sem rumo, ou portugueses sem recursos. Pelas ruas cartazes que anunciavem cncertos musicais de Maria Bethania, Ney Matogrosso e espetáculo tetral com Marília Pêra.
Por último dei uma passada em Sintra, um pequeno povoado situado em uma serra a 30 kms de Lisboa. Muito distinto da capital lusa, um lugar onde eu desejaria desfrutar meus ultimos anos de velhice, pela sua tranquilidade e beleza. Voltei pra Lisboa, descansei para depois voltar ao Bairro Alto em despedida a cidade.
Já estou de volta em Santiago. De Portugal só pude trazer comigo uma aquarela que comprei de um artista do bairro de Alfama em Lisboa e uma garrafa média de vinho do Porto que tomarei com os poucos e inesquecíveis amigos que consegui encontrar nesta pequena e sublime duraçao em Santiago. Além de lembranças o que mais permance?

2 comentários:

molhodemanga disse...

Massa o blog amiga ;) Nao consigo esquecer vc e sinto tua falta aqui na terra da chuva rsrsrsr
Me senti honrada com as tuas palavras, principalmente porque fui uma das que disfrutou com a sua garrafa do vinho do Porto.
Bjokas

Anônimo disse...

Hola Jú! Que tal?

Esto post acerca de portugal es demasiado interesante y necesario.
En principio por contener la visión sudamericana que para comprender la realidad y el drama de la inmigración es impresindible.

Enhorabuena llegas su blog. La realidad Europea con el punto de vista latino es fantástico.

Besitos!

Tiago