Temporal


O tempo é uma categoria que supera a noçao comum de horas, dias, meses, anos, séculos, eternidade. O tempo passa, corre, voa, para os apaixonados no ato mágico do amor o tempo pára.
Todos os dias os jornais anunciam a previsao do tempo.
Ele, o tempo, é claro, amadurece e apodrece, cria rugas, flacidez e ferrugem. Trás saudades, lembranças e esquecimentos. A memória falha com o tempo. Os automóveis, as roupas, os eletrodomésticos e as obturaçoes e uma infinidade de coisas, úteis e inúteis, sao trocadas depois de um certo tempo.

A moda, os costumes e as leis mudam depois de um largo ou curto tempo.

É preciso ter cuidado para nao colher os frutos antes do tempo.
Podemos dividir o tempo em tres partes: passado, presente e futuro, ou em fraçoes de segundos. O tempo é mensurável com um relogio, através da sombra ou da experiência.
O tempo faz cair dente, crescer as unhas e embranquece os cabelos. O tempo produz vida e morte.

Se nao fosse o tempo nao haveria geraçoes, descendencia, decadencia e muito menos a tal Lei de Darwin.
Nao poderia imaginar as estaçoes do ano, os aniversários, os fatos históricos e cidades turísticas se nao houvera o tempo. Assim como as coincidências, oportunidades e causualidades. Album de família. As dívidas, prestaçoes, acumulaçoes e perdas. Herança, poder e desigualdade.
Sem dúvida que a aposentadoria, a osteoporose e a menopausa nao existiriam sem a pre existencia do tempo!

É necessário um tempo para gerar confiança. Mais tempo ainda necessitamos para aprender que, com o tempo, tudo se resolve! A paciência é uma virtude que se adquire com ele.
Os casais se divorciam com o tempo. A barriga, o vício e a preguiça evoluem com o tempo.
Mas nem todo mal vem do tempo, há tempos inesquecíveis, aqueles que nao voltam jamais.
As grandes obras de artes sao exemplos de que o tempo conseva a beleza eternamente.
O tempo nas grandes metrópoles é dinheiro, hora-extra, engarrafamento, dias úteis.
Cada coisa tem seu tempo e quem tem pressa come cru.

Quem tem tempo pra viver? Cada um dedica seu tempo aquilo que lhe interessa... ou nao. Tem gente que desperdiça o tempo falando mal da vida dos outros! Mas ainda bem que tem pessoas que usam o tempo para serem felizes e amarem.
Tenho muito tempo para falar do tempo, no entanto é cansativo ficar o tempo todo falando dele. Prometo que já nao vou mais tomar seu precioso tempo!


Juliana


Nenhum comentário: