Retrospectiva 2008

Acabou-se 2008! Ainda nao sei muito bem o que isto significa, mas sei que muita coisa aprendi, senti e sofri. Sobretudo VIVI tudo o que me foi permitido.

Feliz ano novo

Entre o corpo negro e cansado, em uma galeria suja e fria de uma cidade crua, apenas uma caixa de papel servia de abrigo para aquele estranho homem desconhecido.

Ajoelhado, como se ninguém o observa-se, rezava a seu deus, tao invisível como ele aos olhos dos transeuntes. Será que os que passam por este ser-anônimo se sentem comovidos ou estao demasiados ocupados com suas preocupaçoes e afazeres para ao menos se comoverem?

"Dizem que é mais fácil um camêlo passar através de um buraco de uma agulha que um rico entrar no reino do céu. Deve ser por este motivo que um pobre sofre tanto na terra."

Talvez tenha sido esta sua oraçao naquela manha fria de uma sexta-feira de janeiro de um feliz ano novo.

Me pergunto: de onde vem a fé? Da fome? Do frio? Do medo? Da ignorância? Da incapacidade?

Espero que deus tenha ouvidos para escutar aqueles que ainda possuem a fé de nele acreditar, mesmo estando abandonados num lugar qualquer deste mundo!*

*Escrevi este desabafo pensando naquele homem que realmente vi rezando numa galeria na cidade de Valencia (España) e numa foto que vi de uns meninos de rua cheirando cola em SP de uma exposiçao feita sobre o Brasil pela empresa Swarovisk em Austria.

Isto me doeu muito, pq estas cenas se tornaram comum e ninguém mais se comove em ver crianças vivendo pior que muitos animais de estimaçao.

O que mais me dói é me sentir incapaz de mudar isto tudo. Brasil, um gingante indomável, tao lindo e ao mesmo tempo tao cruel. Como diz claramente uma cançao dos Paralamas do Sucesso: "de uma lado este carnaval, de outro a fome total..."
Mas eu também, inocente ou nao, tenho fé que um dia o mundo será melhor!